A revolução do “cloud computing”

Pobre daquele que ainda não usa a “cloud”…

A cada dia que passa percebo como utilizar serviços como o Google Docs ou o Dropbox facilita o dia a dia com documentos e projetos. Antes da ideia de armazenar os documentos nas nuvens, cheguei a ficar inúmeras vezes perdido entre versões de documentos armazenados em diferentes computadores, notebook, pen-drive… Com o Dropbox, tenho uma única e definitiva versão de todos os meus documentos. E o mesmo se aplica para o Google Docs.

O Dropbox tem a vantagem de realizar uma cópia de todos os arquivos nos diretórios do sistema operacional em todas as máquinas que eu instalar. E todas essas máquinas vão sempre ter a versão mais recente. Caso eu apague sem querer um documento, posso recuperá-lo indo até o site do dropbox e solicitando a recuperação do arquivo. Não é fantástico?

E o Google Docs tem a grande vantagem da colaboração. Você cria um documento inicial e pode convidar colaboradores para modificá-lo, sem que você perca o documento original já que todas as alterações ficam num histórico. Exatamente como acontece com controladores de versão tipo Subversion.

Ou seja, hoje em dia, não consigo iniciar nenhum documento que não seja nas pastas do Dropbox ou diretamente no Google Docs. Na minha opinião, esta é uma das maiores revoluções tecnológicas para o usuário comum desde o surgimento da internet como conhecemos.

Se você ainda não usa serviços como estes dois mencionados, você deveria experimentar. Não tenho dúvida de que sua produtividade, organização e efetividade irão melhorar muito.

Veja o vídeo abaixo com uma explicação breve do “cloud computing”:

http://www.youtube.com/watch?v=gzAhL2BmcJI

Artigos relacionados:

  1. Syncdocs – Sincronize seus arquivos no Google Docs
  2. Os melhores concorrentes do MS Office gratuitos
  3. Dropbox: Use Dropbox Forms para que qualquer pessoa possa enviar um arquivo direto para seu Dropbox
  4. Google Docs com comentários a là Google Wave
  5. Ferramentas gratuitas para um blogueiro