Schema.org – Bing, Google e Yahoo! unidos para uma melhor busca
Uma iniciativa maravilhosa para aprimorar os resultados de pesquisas foi feita numa parceria nunca vista. Google, Yahoo! e Bing se uniram para criar uma marcação de página única para melhorar a interpretação dos buscadores e, consequentemente, a forma como as informações são apresentadas ao usuário que faz a busca na internet.
O site schema.org surge para sugerir aos webmasters como mostrar ao buscador qual é o tipo de informação que está no HTML e quais as suas propriedades mais importantes.
Por exemplo: ao fazer a seguinte página, o buscador não sabe exatamente qual o assunto que está na página:
<div> <h1>Avatar</h1> <span>Director: James Cameron (born August 16, 1954)</span> <span>Science fiction</span> <a href="../movies/avatar-theatrical-trailer.html">Trailer</a> </div>
A sugestão do schema.org é fazer o seguinte:
<div itemscope itemtype ="http://schema.org/Movie"> <h1 itemprop="name">Avatar</h1> <div <strong>itemprop="director" itemscope itemtype="http://schema.org/Person"</strong>> Director: <span itemprop="name">James Cameron</span> (born <span itemprop="birthDate">August 16, 1954)</span> </div> <span itemprop="genre">Science fiction</span> <a href="../movies/avatar-theatrical-trailer.html" itemprop="trailer">Trailer</a> </div>
Desse modo, você diz que se trata de um filme e mostra ao buscador quem é o diretor, o gênero do filme e até aponta onde está o trailer. Imagine uma página de busca de filmes. Se sua página estiver com a marcação correta, terá mais chances de aparecer e ser mostrada coerentemente na busca.
Se você é webmaster, deve dar uma conferida em schema.org.
Fonte: http://googleblog.blogspot.com/2011/06/introducing-schemaorg-search-engines.html
Artigos relacionados:
- Google e suas sugestões “sugestivas”
- Younanimous – Resultados de pesquisas do Google, Yahoo e MSN
- Como medir a memória usada pelo Google Chrome e outros browsers
- Google Maps usa efeito para telas touchscreen
- Cuil e Cpedia
-
Niratorres
-
Niratorres