Os melhores concorrentes do MS Office gratuitos

MS Office

Com a total popularização dos computadores pessoais e notebooks, não é todo mundo que pode se dar ao luxo de comprar o famosíssimo Microsoft Office. Então, por que não tentar alternativas gratuitas que, a cada dia, estão ficando melhores e deixam muito pouco a desejar.

Os meus favoritos são:

OpenOffice.org

No Brasil o OpenOffice pode ser reconhecido como Br-Office. Se você já o usou, sabe o que estou falando. Ele é muito similar as versões iniciais do MS Word e tem praticamente todos os recursos essenciais para editar e visualizar documentos (estilo Word), planilhas (estilo Excel) e apresentações (estilo PowerPoint).

O BR-Office pode ser instalado em computadores com o sistema operacional Linux, Windows ou Mac OS X.

Google Docs

O suite de aplicativos Office da Google é a melhor alternativa para quem procura trabalhar na internet. Ou seja, você não precisa instalar nada na sua máquina, exceto um browser. Você precisa apenas de uma conta no Google e conexão com internet. O Google Docs possui uma série de limitações em relação ao MS Office ou ao OpenOffice, mas possui muitas vantagens, como por exemplo o fácil compartilhamento dos documentos com seus amigos, familiares. Outra grande vantagem é que os seus documentos ficam armazenados na “nuvem”, ou seja, não corre-se o risco de perdê-los caso tenha algum problema com seu computador.

Uma das coisas interessantes no Google Docs é a importação e exportação de documentos direto do seu computador.

Existem ainda outras alternativas gratuitas, como o KOffice, NeoOffice, Lotus Symphony, Zoho, GnomeOffice, ThinkFree, Jarte, Atlantis Nova entre outros.

Artigos relacionados:

  1. 101 serviços e softwares gratuitos
  2. OpenOffice.org
  3. Syncdocs – Sincronize seus arquivos no Google Docs
  4. Google Docs com comentários a là Google Wave
  5. LibraryThing – Catálogo de livros on-line