Trabalhando em aplicações na Internet offline

Há algum tempo atrás comecei ver algumas aplicações que prometiam transformar aplicações web, como o GMail, Flickr, entra muitas outras, como aplicações que podem ser usadas enquanto o usuário está desconectado da Internet, e de algum modo, sincronizar tais aplicações quando voltar a ficar online.

Achei um artigo interessante no Google Operating System que diz que talvez uma das maiores resistências para o uso de aplicações web em relação às aplicações instaladas localmente é a necessidade da conexão estar 100% do tempo ativa. Acho que é uma preocupação que tende a diminuir já que muitos usuários se mantem cada vez mais conectados a Internet a maior parte do tempo em que estão num computador.

Nesse mesmo artigo ele sugere um aplicativo muito interessante que faz esse trabalho. É o Dojo Offline Toolkit.

Alguns exemplos de aplicações que podem ser usadas por ele são:

Ele promete fazer esse trabalho, mas confesso que ainda não tive tempo de testá-lo. Se quiser fazê-lo e deixar um comentário da sua experiência, agradeço.

Artigos relacionados:

  1. Firefox 3 irá suportar aplicações offline
  2. Arraste e cole arquivos na web no Firefox
  3. 5 inovações para os próximos 5 anos?
  4. Google – O plano pra dominar o mundo
  5. Comparação entre GMail, Yahoo Mail e Windows Live Hotmail
  • http://www.ricardoalamino.com/blog/2007/02/12/firefox-3-ira-suportar-aplicacoes-offline/ Blog do Ricardo Alamino » Blog Archive » Firefox 3 irá suportar aplicações offline

    [...] ao assunto discutido no artigo Trabalhando em Aplicações na Internet Offline sobre aplicações online que poderão ser usadas offline, a boa notícia é que o Firefox 3 irá [...]